quinta-feira, outubro 19, 2006

17ª FIBDA



O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA), será inaugurado já amanhã no dia 20 de Outubro de 2006. Este ano o espaço para a exposição cresceu.. não vai ser no metro da Amadora, mas sim no Fórum Luís de Camões na Brandoa. Mas a FIBDA não vai estar só neste sítio, estando espalhada por alguns pontos da cidade da Amadora, como por exemplo nos recreios da Amadora, mas depois com mais informações informo a precisão do local.

Mas este ano é um ano mágico. Para a FIBDA, a 17ª edição, não é só um número, e aproveitaram para montar o espaço e a estratégia, em torno do 17! Vão existir 17 convidados portugueses.. Para além destes, este ano a FIBDA irá ter 200 autores de 40 países, tendo a organização optado por autores Américo-Latinos e Africanos, em vez dos mais fortes, sendo estes, os mercados anglo-saxónico e franco-belga! Irá ter 3500 metros quadrados que se irão extender por dois pisos e que custou à autarquia da Amadora cerca de 400 mil euros.

Este espaço está dividido em exposição, venda, lazer e uns nichos especiais (convidados), tais como alguns autores japoneses ou até mesmo José Ruy e Lailson Cavalcanti, que adaptaram Os Lusídias para BD.. Para o Director da FIBDA, o evento é muito simples de explicar: "O objectivo deste festival é, mais uma vez, promover a leitura da banda desenhada, fazendo ponto de honra da exposição de originais", disse Nelson Dona ao DN.


A exposição irá ter uma salinha fechada, em que só os maiores de idade poderão entrar, para apreciarem as BD's eróticas e também pornográficas.

Bem acho que não é preciso falar muito mais pela exposição, pois quem for acho que não irá dar o seu tempo como perdido! Esta exposição começa dia 20 de Outubro e ternima dia 5 de Novembro.

Apareçam na FIBDA!!